quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sinto falta da igreja



Eu sinto uma falta enorme de algo que já fiz parte: a igreja.
Não me refiro a um prédio com altar e cadeiras, muito menos á figuras hierárquicas, me refiro a igreja ao pé da letra, o congregar, a comunhão, aquilo que nos faz chamar uns aos outros de irmãos, onde existe sentimento fraterno.
Minha igreja verdadeira foi na casa de amigos, dançando com o som do computador ligado, jogando alguma coisa, chorando no sofá no colo de alguém ou podendo ter quem me repreendesse ou me apoiasse.
Sinto falta dessa igreja. Tudo ali era de verdade, pessoas de verdade, problemas de verdade e o mais intenso era aquele sentimento de família. A igreja era minha família. Não os via como amigos simplesmente, fazia muito mais sentido chama-los de irmãos.
A partir dessa perspectiva, entende-se o que é a igreja que pra muitos fazem sentido. Não aquela coisa institucional, firmada em tijolos, demagogias e rituais. O culto de domingo era só mais uma celebração onde eu via ainda mais gente, aprendia e depois voltava pra compartilhar tudo aquilo com meus irmãos, fazia sentido pra gente, aquilo que na bíblia diz como "um só corpo". Sinto falta de quem e o que me edifica e me fortalece de verdade.
Mesmo em meio a minha falta e vontade de ter isso tudo de novo, em um momento, não encontro caminhos para voltar para essa igreja verdadeira. Cada irmão foi para um lugar, caminhos diferentes e alguns erros de deixar situações e pontos de interrogação tomar uma proporção maior que deveria, decepções, cicatrizes e feridas ainda doloridas causadas pela instituição e pela religião. Isso acontece/aconteceu só comigo?
Volta igreja, volta para que eu possa voltar pra você.
Nada ocupa o buraco que a falta da igreja me deixou, se a igreja é corpo, eu me sinto como um membro abandonado, ou um corpo desfalcado e não há nada que possa suprir isso.

8 comentários:

  1. A angústia da volta desta Igreja é que nos faz sonhar com ela. Sentimos saudades mesmo não a conhecendo fora dos sonhos. Mas se eu abrir meus olhos e acordar deste sonho, perco a razão de viver.

    Não tem jeito! É preciso sonhar. E como dizia o velho Raul Seixas:

    "Sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade."

    ResponderExcluir
  2. Lindinha, certa vez ouvi que o coração do homem tem um vazio do tamanho de Deus. Não é a igreja, não são as pessoas, não é o lugar... Tudo isso é falho, tudo isso passa. Mas Deus não mudou, ELE nunca mudará... e ELE espera por vc... ELE sente saudade tb! Bjoss

    ResponderExcluir
  3. paz seja contigo

    Entendo o que sentes.... Isto que hoje é chamado igreja se tornou uma instituição religiosa com caracteristicas sociais de um clube e administrativas semelhantes a de uma empresa.

    Congrego numa destas instituições e busco estar próximos da minoria que ainda encontra a Igreja dentro da igreja... Uma Igreja de Cristo dentro destas igrejas. Por isso luto e combato pela fé genuína e contra toda a hipocrisia que tenho presenciado.

    tenho sido um religioso em desconstrução e um religioso em construção.

    Louvo a Deus por encontrar gente como tu que almeja algo melhor e genuino do que isto que temos visto

    Permaneça na Graça e nela frutifique

    Nicodemos
    atalaiadocastelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Flor, creio que todo mundo sente falta e anseia por essa igreja, todos aqueles que desejam estar mais perto de JESUS e viver o que ELE sempre chamou de igreja, corpo, união, membros, falando de vida! porque o corpo unido mesmo cheio de problemas gera a vida de Deus, e ELE derrama sua cura, seu amor incomparavel...
    Amo vc!
    Saudades mesmo!!!
    Volta pro corpo! Corpo volta logo!

    ResponderExcluir
  5. Amanda,

    essa saudade vem de Deus! Jesus é a cabeça da igreja, e não existe for de estar de baixo do comando de Cristo sem fazer parte do corpo dele...


    abração,
    fique na graça!

    ResponderExcluir
  6. Vc é a igreja! E o verdadeiro pastor habita dentro de vc!
    Blessings mi sistren

    ResponderExcluir
  7. pelo jeito, além de sentir faltar da Igreja, ou seja, de quem tem a mesma fé que você, também sente falta de seus amigos . mas com isso eu acho que não deve se preocupar; ore a Deus! rsrs
    ah, e isso que você sente é ótimo ! quer dizer que você está firmada, está na Verdade . enquanto esse sentimento estiver em você, não precisa de preocupar .
    beijo ;*
    firstimpression.zip.net

    ResponderExcluir
  8. Me sinto igual a vc!
    Onde estou, sei lá!
    Eu lembro quando eu era catequista, fazia parte da banda da igreja... e hoje?
    Choro sentindo a falta Dele.
    Não consigo me organizar.
    Sinto falta do que eu era, todos os dias..
    Eu quero minha igreja de volta! O velho padre Antônio!
    Dói meu coração... não sei o que houve comigo!
    Esse mundo não me pertence...
    Momento dramático? rsrs
    Só sei que sinto muito falta. E ainda ando com meus rosário, com a minha própria igreja dentro de mim, pedindo pra Ele olhar por mim e minha família.
    Só quem passa por isso sabe do que eu falo.

    ResponderExcluir