segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

(des)Graça

Muito tem se falado sobre a "graça de Deus" em milhares de púpitos e meios de comunicação do cristianismo moderno, talvez um dos assuntos que foram mais tranformadores na atualidade e é um dos pontos que marcou a evolução da forma de pensar nas instituições cristãs, na maioria protestantes, e que ultimamente tem se tornado até moda falar sobre o tema.

O resgate do valor da graça, que tomou força sendo propagado por grandes nomes do cristianismo atual, teve sua importancia no quesito libertação de valores religiosos e institucionais vãos e da opressão que assolava todos os normais pecadores, como todos somos. O tema já se tornou quase um clichê, e como consequencia da grande repercursão somada ao velho costume do homem de adaptar o evangelho ao seu próprio conforto, o conceito de graça foi libertinamente deturpado por muitos.
No retomar da confiança do fato de que Deus não deixa de nos amar, aceitar e usar, ainda que pecadores, resolvem então, "folgar" com Deus, deitar e rolar, já que no fim das contas, o bobão, chamado Deus, sempre vai estar ali para perdoar.
Agora tudo que é confortável á carne é totalmente normal e "cool", como se ninguém mais se lembrasse da importancia do testemunho e do mais importante, do agradar á Deus.
É nessa hora que é revelado quem ama á Deus, e quem o faz de bode expiatório para o conforto de suas próprias vontades.

Quando se ama alguém, desejamos agradar essa pessoa, compramos presentes, não medimos esforços e nos sentimos mal se por acaso trairmos essa pessoa, ou se realizarmos algo que ela não se agrade. Com Deus, é a mesma coisa, a diferença é que Ele sempre vai estar presente, ao seu lado, mesmo quando você o trair ou fizer algo que Ele nao goste, e sim, ele se entristece. Mesmo sendo Deus, mesmo sabendo de tudo e de todos os seus fracos, sabendo que sempre você vai errar com Ele, mesmo sendo maior e já tendo te perdoado, ele se entristece por ser aquele que mais te ama, com um amor além dos limites do amor humano. E possuindo tanto amor, ele sente ciumes quando vê que estamos nos incluindo no sistema e nos artifícios oferecidos por um mundo que oferece exatamente o oposto do que Ele oferece. Então acredite, aquele artifíciozinho que você ainda não se viciou, ou determinados hábitos, podem sim, magoar ao Deus que você diz amar, se sua intençao nisso tudo, é apenas agradar sua carne, mesmo sabendo dos riscos.

"Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (Tg 4:5)

"Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." (1 Cor 9:27)

O fato é que libertinando a graça, tiramos a importancia de agradar á Deus. E a questão é: alguém que ama de verdade não se importa com a pessoa amada?
Será que os seus atos confortáveis agradam a quem você diz amar?
Tudo lhe é lícito, mas nem tudo agrada o coração de Deus.
O problema maior não é o pecado, e sim a intenção e a sua consciência ao comete-lo. Pecar é consequencia de sermos humanos, mas conformar com o pecado, é consequencia de não querer lutar contra a natureza humana. Na palavra de Deus, por várias vezes, nos ordena a lutar contra nossa própria natureza e nos aproximarmos do homem espiritual, tomando como referencia, Jesus Cristo, citado como o varão perfeito. E como nossa luta não é contra carne nem sangue, e sim, espiritual, portanto, devemos fortalecer o nosso espírito, a ponto de nos sentirmos incomodados quando não agradamos ao Senhor.

"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4:13)

O seus pecados ainda te incomodam, ou nem coçam mais, devido á um suposto falso conceito de "graça"?
Se você anda tão confortável e pecando conscientemente e constantemente a ponto de seus erros não te incomodarem mais, talvez seja porque a voz do Espírito Santo, que tras esse incomodo, não esteja mais falando tão alto mais em meio a tanta sujeira confortada numa máscara de "graça" e de "cristianismo liberal". Um exemplo que temos na bíblia do "abafar" da voz do Espírito Santo, foi com Sansão, que emergido em erros constantes e progressivos, que nem percebeu o quão austente já estava do centro da vontade de Deus.

"Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele." (Juizes 16:20)

Por não estar cheio da presença do Espírito, ele ficou totalmente vulnerável á armadilhas bem apresentadas pelo mundo, e caiu. E em meio a dor da queda, ele se lembrou de quem ele era em Deus, e o Espírito voltou a falar alto na vida dele, e nessa hora a verdadeira GRAÇA, que veio por meio do reconhecimento da grandeza de Deus, se manifestou e o levantou novamente.

Ao invés de bater no peito e dizer "eu peco mesmo porque sou humano, e daí?", tome como inspiração Paulo, José, entre outros, que mesmo reconhecendo sua condição humana e pecadora, não falavam disso com ar de orgulho ou piadinhas, mas com dor, por estarem magoando o Deus que eles realmente amavam.

"como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?" (Gen 39:9, José, após ser aprovado em uma tentação)

Ao invés de acomodar na condição humana e nas nossas próprias vontades, devemos mover nossa vontade na direçao de agradar a Deus.
A partir do momento que entendemos isso, passamos a viver com dignidade dentro da verdadeira graça.

Quantas vezes nós temos tentado fazer Deus de bobo?
Quantas vezes nós não temos amado e honrado a Deus?
Estamos vivendo uma vida digna para cumprir o propósito pelo qual fomos chamados?
Estamos tendo dignidade durante nossa caminhada com Deus?
Nossas atitudes, caminhos, escolhas e decisões têm honrado a Deus?

Viva pela graça, ao invés de fazer graça, com a cara de Deus.


>>>PARA REFLETIR SOBRE:
Romanos 12, Efésios 5, Hebreus 12, Genesis 39:1-12, Tiago 4, Juízes 13-16

1 Pedro 1
"14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais;"

5 comentários:

  1. BOOK OF THE HOLY SPIRIT TRUE. LIVRO DO ESPÍRITO SANTO VERDADEIRO. http://livrodoespiritosanto.webnode.com.br/
    Só posso dizer para os meus irmãos o que o Senhor, depois de trinta anos de resistência, me convenceu. O Deus, o anjo, o homem que: cria a dor, o sofrimento e a morte é um diabo. O homem, o anjo, o Deus que oferece a sua vida para não causar tais situações ao semelhante, esse tal é um em União com DEUS PAI SUPREME BEM. No Bem. Não existe Mal. A Paz do Senhor Jesus. Continue com, em e para Cristo. Um abraço. João Joaquim Martins.

    ResponderExcluir
  2. Grande! Parabéns! Esse é o conceito correto! A graça é transformadora! Viver pela graça é saber q Deus há de me transformar. A graça resgata, perdoa e transforma.
    Muito jóia!

    ResponderExcluir
  3. Gostei também. Vc foi firme num contexto tão pastoso em que vivemos.
    Só para continuar o diálogo, proponho aprofundar a reflexão sobre o que seria "homem espiritual". Autores como Dallas Willard e N. T. Wright têm contribuições importantes.
    Outra coisa. Concordo que "o problema maior não é o pecado, e sim a intenção e sua consciência ao cometê-lo", mas não podemos esquecer que o pecado continua sendo pecado, e é tão grave quanto a intenção em cometê-lo. Nesse sentido, ele não pode ser "subjetivado".
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ahh vc tá brincando q foi o Ariovaldo Ramos quem comentou no seu blog...

    ResponderExcluir