quarta-feira, 17 de março de 2010

Deus, Lady GaGa e Cassiane


"Nada escapa Àquele que tudo sabe,que tudo vê. Ele criou tudo, inclusive o mundo, eu e vc. Nós criamos a sigla: IRA, ETA, CIA, ONU, OTAN, FBI, D-20, HIV" (Black Alien)

Uma das palavras mais mal usadas e interpretadas no cristianismo é: escandalizar.
Seja em rebeldes crentes modernos que insistem em argumentos preconceituosos sem fundamento e ignoram o respeito, ou na boca de condenadores conservadores que precisam de auto afirmação egocêntrica e fútil. E tudo isso gira em torno se um só motivo: aparência. Dos mais ousadinhos aos mais tradicionais, é ela que predomina.

É nessessários estabelecer linhas entre testemunho e preconceito, exemplo e falsidade, sinceridade e puritanismo, verdades com hipocrisia. E acredite, são linhas muito tênues e que podem ter um alto poder destrutivo caso não sejam estabelecidas.

Hoje em dia é bonito e soa bem falar que ama uma pessoa discriminada, mas nem sempre isso é verdade plena para quem diz.

A primeira reação da maioria ao ver uma pessoa excêntica, seminua, falando sobre sexo, ou é dizer que é uma pervertida endemoniada, ou já tachar de vadia comprada pela mídia. Belos julgamentos para quem gosta tanto de ir na igreja falar de amor ao próximo.

Quais motivos levariam alguém, principlamente um cristão, a tomar antipatia de uma mulher porque ela é excentrica e se veste com pouca roupa? Acredito que muito vem da necessidade de se auto-afirmar como santo, medo de suas vontades e fraquesas, afirmar-se como não alienado ou politicamente correto, inseguranças ou até mesmo como uma "pessoa discreta" que não gosta de indecências.
O princípio do amor incondicional é abafado em meio a tanta futilidade "santa e politicamente correta".
O conceito clichê do amar ao pecador e não ao pecado, é muito simples, porém muitas vezes, ignorado.

Baseado nisso tudo podemos refletir no show de imagem que as igrejas (tradicionais e emergentes) vivem.
Esses dias escutei de uma amiga que a mãe dela havia sido explusa de uma igreja por estar grávida antes do casamento, da mesma forma que uma pentecostal de saião é esculachada em meio a grupo de racionais do cristianismo e obrigada á se retirar de um recinto diante de tanto preconceito devido á seus costumes adotados. Um pastor que roubou o gasofilácio é apedrejado e não tem mais o direito de ser respeitado e uma garota de 20 e poucos anos que seduziu um líder da igreja nunca mais teve credibilidade e perdeu quase todos os que diziam ser amigos.
A Lady GaGa é condenada por ser pervertida e a Cassiane por ser "crente do fogo". As duas são vítimas do preconceito de imagens cristão.
Esse é o maravilhoso evangelho que enchemos a boca pra pregar?

Pastores são tidos como deuses intocáveis e placas de igrejas como troféus. Homens têm se ser tratados como reis e instituiçoes procuram mostrar estatísticas como premiações. É dificil entender igrejas e pessoas que precisam constantemente de auto-afirmações públicas. Se Deus quiser que sua igreja seja pequena ela va ser. Se Deus nunca quiser que você seja um líder famoso e respeitado, você nunca vai ser. Qual a necessidade da auto-afirmação diante da soberania da vontade de Deus?

Se analisamos bem aquilo que tem nos chocado tão de graça, veremos que na verdade, estamos fundados na política da aparência gospel.

6 comentários:

  1. Como seria bom um equilíbrio. Lady Gaga´s que não precisariam apelar para a exploração da sensualidade para vender seus talentos musicais e teatrais... e cristãos que não precisassem se travestir de "super-crentes", usando máscaras que são tão desprezíveis quanto a prostituição.

    Se os extremos fossem eliminados, o evangelho estaria naturalmente mais próximo de todos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Amanda, e com o Ariovaldo.
    É por isso que eu cada dia mais sinto aversão ao nosso 'querido' "mundão gospel".

    Acredito fortemente que hoje existam muito mais fariseus que nos tempos de Cristo.

    Um grande abraço, gostei bastante dos seus textos! :)

    ResponderExcluir
  3. Muito bem colocado...gostei do post, e nesse ponto de vista eu concordo plenamente com vc,
    As igrejas evangelicas presisam de um MARTIN LUTERO, nos dias atuais, alguem que saiba de todas as falcatruas, (que não são poucas), e tire essa mordaça, desses fiéis Leigos, que dizem ser conheçedor da palavra, mas que na verdade, ignoram o seu proprio intelécto, e sua própria interpretação biblica, ou seja,
    Tem a Biblia em casa, lê e relê, a biblia, mas
    preferem a verdade do pastor (que muitas veses é o maior pecador da igreja), do que a verdade que ele mesmo descobre, tudo isso porque na maioria, "sem querer, querendo", as grandes igrejas mais aclamadas, só querem esconder a verdade dos seus fiéis, e ainda condenam a igreja católica,
    então REFORMA JÁ!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post...posso coloca-lo no meu blog?

    ResponderExcluir
  5. Ah, sim eu ia colocar o link do seu blog, mas estava com pressa e acabei esqueçendo, mas no próximo eu não esqueço não, tá beleza?
    E mais uma vez, parabéns pelo blog!!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Ahhh como faz falta o equilibrio né...
    Ou somos xiitas ou somos libertinos, mas equilibrio é tão dificil...

    ResponderExcluir