quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ensine a pescar


O erro das filantropias é achar que dar o peixe na mão vai solucionar os problemas.
Dê o peixe, antes, ensine a pescar!
Se você der só o peixe, quando ele acabar, a pessoa vai continuar com fome, mas se você ensinar a pescar, mesmo que o peixe acabe, ela não vai passar mais fome.
Dessa forma oferecemos uma ajuda definitiva, verdadeiramente eficaz e que não cria comodismos e até mesmo supostas maladragens.

Se hoje eu fosse realizar um projeto filantrópico, eu faria um projeto que ensinasse pessoas a pescar das mais diversas formas. Seja em workshops, aulas, ou qualquer projeto de ensino. E se eu fosse dar uma doação, seria uma doação que seria útil como objeto de trabalho.
Temos tantas pessoas que tem mil talentos que podem ser lucrativos: costura, maquiagem, artes, culinária...
Em Uberlândia, existe um dos projetos sociais mais eficazes que eu já vi, e que é um exemplo, chama-se Cooking For Life. É um projeto fundado por uma cristã inglesa que mora no Brasil. Ela convocou profissionais para ensinar pessoas carentes, envolvidas com drogas, de baixa renda e afins a serem garçons e trabalharem no setor de gastronomia. São aulas que acontecem em um bairro muito pobre de Uberlândia, onde além de terem a oportunidade (que nunca tiveram) de se tornarem profissionais qualificados, eles escutam e provam do amor e da Palavra de Deus.
Dali já sairam muitas pessoas qualificadas que sustentam suas casas com seu trabalho e que foram transformadas pelo amor e as palavras pregadas naquele lugar. Pessoas livre de drogas, de depressão e de total miséria.
O projeto também conta com um restaurante, onde os alunos trabalham e exercem o que aprenderam na prática.

Há também projetos onde se realizam cursos intensivos e gratuitos de várias atividades lucrativas e que motivam pessoas a sair do comodismo e dão a elas uma oportunidade que nunca tiveram! E de brinde, escutam palavras transformadoras para o espírito! Doações são feitas SIM, mas a vara vem junto com o peixe!

Desejo mais projetos que dêem varas de presente ao invés de peixes, assim como faz o Cooking For Life e vários outros projetos de "pesca" pelo mundo afora!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Amandinha.
    Concordo em gênero, número e grau.
    Beijo,

    Dani Aguiar.

    ResponderExcluir
  2. Amanda, beleza?

    acho sua ideia é muito boa e, é exatamente o que tentamos fazer na Café com as 12 familias que ajudamos: procuramos "ensinar a pescar"; porém, a situação não é tão simples assim. porque falta na maioria das vezes oportunidade. temos muitas pessoas boas e dispostas a trabalhar. abilidosas no que fazem. pessoas que não são malandras se aproveitando da ingenuidade de outros, mas falta a oportunidade: no mercado de trabalho, na vida, no relacionamento com o outro, enfim... as portas não se abrem pra muita gente boa!
    talvez a gente precise somar ajuda (s0c0rro imediato)+(treinamento)+ parcerias (para que o aprendizado possa ser útil e frutífero.

    no mais, como sempre, ótima reflexão!
    grande abraço.
    milton
    vineyard café

    ResponderExcluir
  3. Oii AManda...
    sou da vineyard cafe..

    amei seu texto e como disse o Milton eh as vezes nao eh facil....
    mas temos q estar disposto ...
    vim mesmo aqui para elogiar ..amei seus textos... reflexoes ..seu blog ...enfim parabens...

    Lorena

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu texto, postei no YR p q outras pessoas leiam.
    gde abr
    Efi

    ResponderExcluir