segunda-feira, 3 de maio de 2010

A Ilusão das Igrejas-ONU


Por que as igrejas estão querendo se tonar ONUs com Bono Vox e Angelinas á frente?

Já dei aqui minha opinião sobre filantropia, mas vou esclarecer melhor minha opinião sobre o assunto. Podem discordar, mas estou dissertando em cima de fatos.

Não entendo o motivo de filantropia ser colocada em primeiro lugar em igrejas e ministérios, pelo seguinte motivo:
Ninguém nunca vai parar de ter problemas.

É inútil tentarmos resolver problemas materiais/físicos, uma vez que isso tudo é passageiro.
A condição humana está sempre nos trazendo problemas de saúde e financeiros, mesmo que um se resolva, sempre outro está perto de vir e dentro desses limites, qual a utilidade de nos empenharmos em resolver um desses problemas?
Pode falar que isso reflete a Cristo e até pode refletir, mas se não priorizarmos o conhecimento ao invés da filantropia, no problema seguinte o beneficiado vai esquecer totalmente o que viu e aprendeu com a ajuda passada.
Qual a diferença do que algumas igrejas fazem para o que o Chico Xavier, a Xuxa, a Angelina Jolie ou qualquer instituição de seguimento religioso faz? Nenhuma.
A não ser pelo fato de que os cristãos protestantes ainda estão bem atrás do que outros seguimentos de crenças fazem a tempos!

Outro detalhe importantíssimo e que não devemos temer analisar por medo de sermos julgados frios e calculistas, é que muitas pessoas que são beneficiadas por filantropias são extremamente malandras. Sustentamos pessoas na base da malandragem. Sabemos que muitos pais de famílias carentes não trabalham porque sabem que todo mês vai vir algum grupo ativista pra sustentar a casa e muitos até vendem o que é doado a eles.
Garotos de rua tem táticas infalíveis de comover pessoas na rua para ganhar objetos que vão vender em troca de crack.
Quando chegamos em algumas instituições carentes e em alguns lugares precários, já nos deparamos com crianças pedindo exatamente o brinquedo ou guloseima que querem porque já estão acostumados com o comodismo da lerdeza sentimental de muitos.
A maioria dos mendigos não saem das ruas porque é comodo se sustentar das "boas-intenções" de pessoas.
Se quer ajudar alguém em questões físicas/materiais, ao menos seja esperto. No "ajudar ao próximo", devemos ser muito mais racionais do que emocionais. Devemos saber que muitas vezes o NÃO é mais saudável.
Quando aquela criança miserável que ganhou a boneca da vitrine da loja crescer e a vida dela continuar a mesma decadência, ela vai ver que aquela boneca não foi nada mais que uma ilusão, e sim, isso pode gerar uma revolta.
É muito pior oferecer um sonho limitado que uma hora vai acabar e quando a pessoa acordar ela pode ficar muito revoltada com a sensação do "doce ter acabado".

Na maioria dos casos, quando realiza-se um movimento filantrópico, as pessoas beneficiadas só estão lá pelo material a ser oferecido, se o grupo beneficiador aparecer sem nada material, só com palavras, é raro ter quem dê ouvidos.

Acho totalmente válido ajudar alguém materialmente, mas desde que isso seja muito bem analisado e acompanhado de CONHECIMENTO. A esperança que vem pelo conhecimento da Palavra e não pela ilusão do objeto.
Acredito que muitas vezes um abraço ou uma palavra na hora certa, são muito mais válidos que uma cesta básica.

Vamos nos preocupar em resolver questões da alma, do espírito, estudar formas de como levar palavras e não ilusões, uma esperança verdadeira e não passageira.

O espírito permanece, enquanto o corpo perece.

A questão é simples: Ao invés de dar o peixe, ensine a pescar!

2 comentários:

  1. E onde fica Tiago 2:15-17, ou ateh mesmo Mateus 25 inteiro, (muito ignorado por nossas igrejas hj em dia, ou colocado num contexto escatologico...)

    Eh verdade que a justiça do reino vem com palavras e conhecimento, mas a filantropia eh parte bem importante. Falar pra alguém com necessidades materias que isso tudo eh temporario chega ateh ser sacanagem e uma atitude oposta ao evangelho.

    Eu acho essa ênfase extrema no conhecimento um ponto baixo do protestantismo, pois leva a pouca pratica. O protestantismo friozao fez com que 13 colonias de cristãos se tornar um monstro militar como os EUA.

    Jesus Christ wants to save christians do rob bell seria uma boa leitura.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mano, mas é temporário.
    Se vivermos crendo no benefício material vamos cair na teoria da prospoeridade.
    Não devemos oferecer uma ilusão!
    Deus nem sempre vai te dar todo material que voce quer.
    Podemos e devemos ajudar e isso está bastante claro no texto. Mas com que inteção? Como faremos isso? Eis a questão!
    Não podemos pregar um Deus que dá material porque Deus não é bancário.
    Os probelams materiais nunca vão deixar de existir, enquanto os espirituais são soluções eternas.

    ResponderExcluir