quarta-feira, 12 de maio de 2010

Por que eu amo a Igreja mesmo ela parecendo uma porcaria

É bom ver que tem amigos e parceiros que compartilham das mesmas crises e dores que a gente, esse texto do meu fella Ariovaldo Jr. seria exatamente o que eu escreveria sobre esse assunto.


Às vezes dizemos que a igreja se tornou uma merda. Mas ela possui virtudes que não podem ser desprezadas. Além de ser a única organização oficialmente encarregada de ser porta-voz do evangelho, ela também possui em sua natureza missiológica, a consciência de que PARAR não é uma opção.

Isto explica em parte o motivo pelo qual as pessoas preferem se dedicar a ministérios desconectados de tudo ao invés da velha igreja. Nos ditos “ministérios”, não há um compromisso de continuidade. Você é livre para ir e vir, conforme der na telha; sem a necessidade de prestar contas de suas ações a ninguém e tampouco dar satisfações sobre as decisões tomadas em nome da conveniência.

Esta crise de visão nem chega a ser uma novidade. Ela surge de tempos em tempos, quando as pessoas chamadas por Deus passam a se considerar a “última bolacha do pacote”. Aconteceu com os que migravam do Egito para a terra prometida. E novamente com os discípulos de Jesus. Ambos consideravam que suas ações estavam desconectadas do contexto social e histórico do momento.

Curiosamente Jesus fez o contrário do que parecia conveniente. Antes de ser um subversivo, era um frequentador assíduo de sinagogas. E o reconhecimento público era visível, quando pessoas que faziam parte do sistema religioso vigente insistiam em chamá-lo de mestre.

Subversão sem submissão é algo que não faz muito sentido.
A verdadeira revolução se faz de dentro pra fora.
E ela não é baseada em “novos modelos”. Mas em viver com coerência o ÚNICO MODELO.

A igreja não cheira tão bem quanto deveria, mas eu não tenho outro lugar melhor pra ir.

Um comentário:

  1. Tava pensando nisso domingo na missa. Eh impossivel prestar atencao no que o poadre fala pq ele fala muito de vagar. E isso eh uma moda entre os padres, quanto mais lento mais cara de padre vc tem. Eu detesto isss, pq nao consigo me concentrar e me perco na ladainha. A igreja tinha q mudar o seu formato e modernizar, ou vai ficar pra tras e perder mais gente do que tem perdido.

    ResponderExcluir