quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Trava no Olho


"E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?" (Mt 7:3)

Não há como negar que estamos emergidos em uma confluência de novas teorias.
Ao nos apegar á Palavra de Deus, a bíblia, passamos a ficar cada vez mais intactos á influências de teorias externas aplicadas ao cristianismo puro e simples. A bíblia é Kriptonita para heresias.
A condição humana não nos deixa ficar imunes ao erro, uma vez que somos humanos, estamos sujeitos a ser infectados pelo o que nos cerca, de fatores psicológicos a sociais e isso é refletido no nosso comportamento e também nas nossas palavras.
Analisando esses fatos, penso como é errado colocar expectativas em homens. Por mais que o humano em questão tenha um belo diploma de teologia, um reconhecimento internacional ou longos anos de estrada, a condição de gente dele permanece intacta. Não podemos esperar de homens verdades absolutas, uma vez que qualquer verdade ou palavras vindas de humanos são carregadas de experiências pessoais, fatores psicológicos e sociais. Devemos vê-los como transmissores da palavra de Deus, pensadores abençoados com inteligência, mas ainda assim, sujeitos a falhas.
O maior mandamento é o amor, acima de qualquer conhecimento intelectual, e ao julgarmos alguém por ter criado uma teoria decadente ou ter falado alguma besteira devemos olhar para nós mesmos, para nossa própria condição e reconhecer que aquela pessoa é igual a nós. Que tipo de amor cria um tribunal surdo onde temos todo o poder de julgar sem ao menos conhecer? Deus é o único juíz porque só Ele conhece o coração humano verdadeiramente. Nós conhecemos letras, Deus conhece coração!
A crítica é essencial para contruir verdades e abrir olhos, mas para onde direcionar tais críticas?
Já houve uma cruscificação para que não precisássemos ser crucificados. Não precisamos mais botar ninguém na madeira.
Batam contra teorias e não contra humanos!
Palavras não tem coração, humanos têm. É aí que o amor que supera todo intectualismo é colocado em prática.
Inteligência não é ir contra uma pessoas, é combater palavras com palavras.


>>Escutando: Manobristas de Homens - Violins

3 comentários:

  1. Mto bom! Que Deus continue te inspirando!

    ResponderExcluir
  2. Milla Mara:

    Amanda...
    primeira vez que entro aqui.
    Li aguns textos... vao muito de encontro com o que eu penso e creio.
    Deus continue te abencoando e usando para impactar vidas... pq afinal é o amor que importa!

    ResponderExcluir
  3. Palavras são palavras e delas, às vezes, a gente nem se apercebe devidamente. Palavras decifram o que captam os olhos, a pele, as narinas, os tímpanos e as papilas gustativas, mas nem sempre trduzem o que vai no Espírito! Palavras, se mal colocadas, podem se tornar venenosos dardos a ferir suscetibilidades, mas, sem bem ditas, são capazes de amainar profundas dores da alma. Palavras podem ser assimiladas ou simplesmente ignoradas. Para não abusar de palavras, lhe envio um fraterno abraço em pensamento, observando que és dotada de Luz sem igual!

    ResponderExcluir