quarta-feira, 14 de abril de 2010

A diferença entre Filantropia, Politicagem e Missões


Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor." (Spurgeon)

Há uma grande confusão entre três conceitos totalmente opostos e que muitas vezes são interpretados ou realizados como sinônimos.
Mas a diferença entre filantropia, politicagem e missões são enormes e muitas vezes, um conceito anula o outro.

POLITICAGEM = Política reles e mesquinha de interesses pessoais / Atos de politiqueiros / De orden ordinária, mesquinha / Maneira hábil de agir; astúcia; civilidade

FILANTROPIA
= Sentimento que leva os homens a ajudar os outros. Relacionado á altruísmo: amor desinteressado ao próximo.

MISSÕES
= Encargo, poder dado a alguém para fazer alguma coisa: cumprir uma missão. função ou poder que se confere a alguém para agir.

Ser um missionário é a única razão pelo qual estamos vivos, cumprir nosso chamado. Fazer o bem ao próximo e amar não deve ser movido por um sentimento, é uma escolha que deve ser tomada mesmo em meio a falta de vontades ou sentimentos que impulsionam a realizar o amor ao próximo. Escolhas nem sempre são confortáveis ou agradáveis á natureza humana. Amar é escolha. Ser um missionário é dar a vida em prol de representar o amor de Cristo, é a abnegação de tudo.
A filantropia por si só, é nula, pois somos justificados pela fé, e não pela obra, a fé sem obras é nula, mas a obra sem o intermédio da fé, também é. Se a filantropia realmente fizesse alguém uma pessoa boa, todo homem que bate na mulher, explora os funcionários e esquece dos filhos, iria garantir um lugar no céu com umas 20 cestas básicas que ele distribui para uma creche no fim de ano.
É ai que também entra a politicagem, que não acontece apenas com políticos do governo que dão de dentadura á brinquedos de natal para conseguir um bom status e moral elevada para alcançar benefícios para si. É muito comum alguém visitar uma comunidade carente ou um país subdesenvolvido e colocar várias fotos na Internet com uma criança miserável no colo ou em frente a um barraco fazendo cara de triste, não para mostrar a obra que está sendo feita como testemunho, mas para ganhar uma moral de "santo" e "pessoa boa" e quem sabe garantir comentários como: "parabéns amado(a), você está sendo mesmo usado pelo Senhor!". Ganhar moral através de uma obra egoísta e em benefício próprio pra fazer bem pro ego. Farisaísmo.
Não acredito que seja bom dizer após fazer um bem para o próximo: "fez melhor pra mim do que pra eles, vou dormir tranquilo hoje". Deveria ser o contrário! Isso é egoísmo, não é ajudar ao próximo, é ajudar a si mesmo, o beneficiado maior é o indivíduo em si que usa um suposto ato de bondade como terapia. Ajudou um necessitado? Sim, mas isso não tem valor nenhum quando se refere a eternidade.
O certo seria ficar incomodado, perder o sono, não buscar a tão almejada "paz interior" buscada na filantropia, mas obter por consequência a paz que vem do Espírito Santo que é fruto da realização do chamado, a paz que habita mesmo em meio a um incômodo gigantesco que sente a dor do próximo e não apenas a acalma.
De que adianta mil madames realizarem filantropias mensais se a prioridades delas no mês é renovar a coleção de maquiagens e o estoque de sapatos do armário?
Não é errado renovar um guarda roupa, mas você estaria disposta a abrir mão deste gasto para investir mais em ajudar quem precisa?

Você deixaria necessárire e chapinha de lado para visitar e passar um tempo com uma comunidade carente?
Se no mesmo dia te convidassem pra dar uma palavra pra meia dúzia de moradores de comunidade ribeirinha e em uma mega igreja famosa e lotada, em qual você escolheria ir?
Você, pastor, abriria mão de deixar sua igreja no topo das igrejas mais bonitas e estruturadas fisicamente para investir em missões?

A politicagem anula a missão, a filantropia sem missão, é nula.
Cria-se então, uma missão impostora.

3 comentários:

  1. Eu insisto quando digo que a Igreja ocidental deveria saber do que fala! Achei o texto genial, deixa as coisas claras a respeito de ser ou não ser, a boa é velha questão! Té mais!

    ResponderExcluir
  2. Ae Amanda... parabens pelo blog !
    Esse artigo diz muita coisa meu, show de bola d+

    descobri teus textos no blog do vineyard café e tratei de ir em busca da autora na hora. Temos algumas coisas em comum, tb to iniciando um blog (www.cabecajovem.com) com foco na galera jovem e adolescentes e teus textos são exatamente o que eu procurava, cara... tb pertenço ao vicio do marketing, tenho meu blog de marketing tb (www.danilocardoso.com.br), e como vc acabou de ver no site ae, eu tb sou cardoso e aidna por cima mineiro mas moro em Altamira-PA (longe né?). Objetivo de tantos caracteres: posso te colocar como colunista do meu blog?

    valew! um grande abraço
    fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto Amanda,
    você realmente se expressou bem e cutucou a "ferida" quando pergunta se a madame deixaria a necessaire pra passar um dia na comunidade carente.
    Essa falsa ideia de "missão filantrópica" gera na maioria dos cristãos a sensação de que só pobre precisa ser evangelizado, só pobre precisa de ajuda, e cega a todos totalmente com relação a situação miserável que o rico vive. Miserávelmente longe de Deus.

    Só não concordo com algumas vezes em que você generalizou os fatos. Pois tem gente, que simplemente não sabe o que faz, e outros fazem errado, pensando que estão certos, mas uma boa parte age de caso pensado, buscando o tal "status"

    Enfim, continue cutucando, pessoas como você são sempre necessárias para nos manter na linha, rs.

    Deus te Abençoe
    Lucas

    ResponderExcluir