domingo, 29 de março de 2009

Quem pode falar de amor?


Poderia falar de amor alguém que nunca amou?

"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." (I Cor. 13:2)

Como conhecer uma laranja?
As pessoas podem me falar sobre o gosto dela, ter aulas de botânica especializadas em laranjas com os melhores mestres, eu posso saber tudo sobre os nutrietes que ela me proporciona, os efeitos no organismo, a origem dela, que seu nome científico é Citrus sinensis, que é da família Rutaceae, e saber das dúvidas mais complexas como que a laranja é um cruzamento do pomelo com a tangerina. Isso tudo são as informações naturais, racionais e algumas incontestáveis sobre a laranja. Eu poderia me tornar uma especialista em laranjas, fazer uma pós graduação em... laranjas, mas eu não saberia o sabor dela e nem o que ela me proporciona de fato, se eu não experimentasse. Todo o meu conhecimento extenso e aprofundado não seria de utilidade nenhuma.
Com o amor é a mesma coisa, as pessoas podem me falar sobre o que é, eu posso ter lido os melhores livros e ir nas melhores palestras sobre o tema, posso saber o que ocorre no organismo de uma pessoa que ama, saber todas as teorias sobre amor, todas as maiores histórias, poderia até mesmo esclarecer dúvidas amorosas, aconselhar pessoas, e saber até as dúvidas mais complexas sobre o amor, mas eu realmente saberia o que é o amor, se eu nunca tivesse amado?
Se eu nunca tivesse tido um amor que superasse barreiras, intenso, verdadeiro, incondicional, que mesmo que sofresse, permanecesse ali, forte como um amor deve ser, que fosse disposto a enfrentar qualquer tipo de situação, dor ou perda, que sacrifica quando necessario, um amor que tem sua marca feita pro resto da vida, eu não poderia falar de amor.
O amor não é puramente racional, teórico, limitado. Se alguém resolver perguntar pra milhares de pessoas diferentes (que amaram ou amam) o que é o amor, várias respostas diferentes e variadas seriam ditas, umas com dor, outras com alegrias, algumas apaixonadas, outras amarguradas, algumas animadoras, outras, frustradas, uns que não sabem nem como responder...enfim, respostas intermináveis sobre o que é o amor, porque ele é ilimitado.
Se Deus é amor, o amor é multiforme e graça e assim como nosso relacionamento com Deus, que depende da intimidade além da letra, do prosseguir em conhecer, do experimentar, do saborear.
O amor tem seu lugar em especial, até quando a paixão vai embora, ele não é esquecido, tem seu lugar guardado, mesmo quando chegam novos amores.
Algumas formas e consequencias do amor podem ser interpretadas como loucura, para aqueles que nunca amaram de verdade.
Eu poderia ficar horas e horas falando sobre amor (porque sim, eu ja amei), mas será que eu já provei de tudo que o amor tem para me oferecer? E talvez minhas formas de amor sejam diferentes, mas uma boa dica pra quem quer conhecer o amor é: experimente, saboreie!

A melhor explicação feita sobre o amor:
http://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/13

E você? Pode falar de amor?

Um comentário:

  1. Nossa gostei muito do que você falou!

    A proposito no inicio em que fala da laranja errou a palavra "nutrietes" (Nutrientes).

    Bjjo's gostei de verdade!

    ResponderExcluir