quarta-feira, 7 de abril de 2010

Valores vs Momentos



Não é tão difícil entender porque valores não é sinônimo de moralismo.
Eu sempre tive meus princípios, valores e a palavra de Deus gaurdados comigo e por muito tempo achava que eu conseguiria mante-los intocáveis. Coisa que não é impossível, mas eu não consegui.
Princípios, valores e a palavra de Deus são eternos, momentos são passageiros e por esse motivo é burrice negociar as únicas coisas que de fato tem valor na sua vida, independente de época, idade ou situação.
Momentos, sentimentos, relacionamentos, são passageiros e vulneráveis e estão sujeitos a mudanças a qualquer momento, diferente dos princípios que são imutáveis.
A partir do momento que você abre mão do que é eterno para realizar o momentâneo uma hora ou outra vai vir junto um arrependimento fulminante.
Arrependimento é virtude, mas as vezes vem acompanhado de dor de cabeça, gastrite e uma sensação de não se perdoar terrível, ainda que você saiba que Deus sempre te perdoa.
A falta de auto-perdão é um dos maiores martírios e uma das maiores dores que um ser humano pode sentir. Reconhecer uma burrice, reconhecer que foi negociado algo de muito valor por uma coisa tão barata e passageira é muito dolorido.
Por mais que no momento você se sinta bem com o que o momentâneo aparentemente te oferece e te conforta, quando o momento passar, não vai sobrar nada, só o arrependimento e algumas lições de vida acompanhada de cicatrizes.
E nem sempre precisa de cicatrizes pra aprender alguma coisa.
Acredite que olhar pra trás e falar "já era", nem sempre é tão agradável.
Se você quebra um diamante, você pode até junta-lo novamente e forma-lo outra vez, mas ele nunca mais vai ser igual, as rachaduras vão ficar lá pra sempre, visiveis e irreversíveis.

Nunca negocie seus valores. Principios são eternos, momentos são passageiros.

Um comentário: