segunda-feira, 29 de junho de 2009

Amor é exercício

É uma sensação tão ruim quando se vê que uma pessoa querida está saindo fora do caminho certo.
Hoje, eu estive com uma pessoa muito querida pra mim, que a algum tempo era alguém que tinha sede por Deus, que tinha os caminhos totalmente corretos, era exemplo e inspiração pra muitos, temente a Deus, sensível a voz Dele, amorosa, com uma boa conduta, uma pessoa humilde... e derrepente, me deparei com alguém totalmete diferente. De caminhos duplos, sem interesse pelas coisas de Deus, longe da comunhão, insensível, com uma conduta totalemte diferente, arrogante, seca, com valores e princípios mudados, tudo! Sabe quando até o olhar tá diferente? Eu até tentei procurar algum vestígio da pessoa que havia ali a uns tempos atrás, mas não encontrei.
Até os assuntos estão diferentes, agora parece que é tudo tão fútil, passageiro, vazio.

Não sei quem já passou por isso. Mas é tão ruim.
E ao mesmo tempo ficam tantas dúvidas na cabeça, eu fico me perguntando o que aconteceu e tentando de alguma forma entender. Como que alguém que viveu o que é certo e limpo, se deturpou tanto? Como que valores, prioridades e princípios mudam tanto quando se sabe o que é o melhor? Como que alguem pensa que pode deitar e rolar em Deus simplesmente porque sabe que o "trouxa" uma hora vai atrair de volta?
Isso é tão frustrante...

O que é pior, é que até a relação com a pessoa muda, porque você não sabe mais o que deve falar, como agir, pois a impressão que se tem é de que não é a mesma pessoa! E fica um sentimento estranho... De olhar pra pessoa não mais como alguém que pode dar total confiança, não ter mais segurança nela, que não é mais alguém totalmente adimirável, mas que agora exige cautela. O amor pela pessoa continua, claro, mas é um amor diferente, agora é com uma espécie de dó, de tristeza, isegurança e preocupação. Isso é tão estranho. É ruim, muito ruim ver que perdeu-se um pouco da adimiração por alguém.
Até a vontade de ficar perto começa a ir embora, as vezes não da vontade nem mais de ter a presença da pessoa por perto. Porque faz mal, proique entristece muitas vezes, porque escuta-se coisas que não são boas e machucam, porque parece que a pessoa quer se "gabar" dos erros e tentaçoes propositalmente, porque não é bom ver que alguém está morrendo (por dentro, espiritualmente). A presença não se torna prazeroza mais, e isso talvez seja uma das piores coisas, porque era alguém tão agradável, dá a saudade de quem aparentemente não existe mais e fico pensando se um dia, essa pessoa vai voltar. E será que brevemente eu ainda vou querer me lembrar até da que "se foi"?

Eu, não sou do tipo que levo em primeiro lugar uma pessoa ser gente boa e ter posses e status. Isso é futil, passageiro, não quer dizer simplesmente nada! Isso qualquer um pode ser e qualquer um pode ter. Mas o que vai além, o que é eterno, a essencia, o amor, a humildade, isso sim tem valor.
E eu também não vou negociar meus valores pra agradar alguém e nem pra provar nada pra ninguém.

E o pior é quando a pessoa sabe da verdade, conhece a verdade mas optou por não faze-la. Quando vive caindo nos mesmos erros, parece que nunca houve mudança e tranformação de vida mesmo. Vive ardendo nas mesmas tentações, vive voltando atrás. E muitas vezes, se confortando na idéia covarde de que isso é um tempo e uma hora ela vai voltar e ficar tudo de boa! E Deus? Cade a consicencia de que isso machuca a ele? Cade o amor a Ele? A casca já tá tão grossa que não tá nem sentindo mais nada? Não entendo, cade a transformação? Cadê a fé? Como que o mundo induziu (e por consequencia fornece um falso prazer, intenso, porém futil, passageiro, e destruidor)? Como que pode estar com tanta cegueira?

As vezes abrir um sorriso no rosto dói. Falar doce diante de palavras árduas e que ferem, desce amargo. E a diposição pra isso, vai acabando. Vontade de largar de mão, dá sim. E infelizmente, acho que já estou fazendo isso. É aí que eu vejo que eu sou humana mesmo, limitada.

Amar é sim um exercício, e muito difícil! Deus nunca falou que ia ser fácil.
É tão fácil sair por ai pregando sobre amor, mas quando você tem que lembrar que não pode largar de mão, que tem que engolir seco, que tem que escutar porcaria, que tem que levar na cara, que tem que machucar e que uma hora vai cansar, vai desanimar, vai encher o saco, aí é que a coisa não fica tão fácil assim.

O que me mantém firme, é ver tantas vezes que eu já passei por isso, por quantos amigos e amigas que eu já chorei pela mesma causa e que em muitas dessas vezes Deus trouxe de volta, ver casos de gente que endireitou os passos novamente. Infelizmente, alguns ainda estão perdidos, e as vezes olhar pra essas pessoas, que já a anos ainda estão na lama, me enfraquece um pouco, me dá medo. Quantas dessas pessoas, tem que voltar com dor, machucadas, por que não quiseram escutar a voz de Deus, não quiseram vir nas milhares de vezes que Deus chamou de forma doce. Quantos eu já vi morrerem (literalmente) porque até na dor não quis vir, e Deus, como pai que cuida, sabe que levando pra perto dele é a melhor forma de proteger. E me faz tremer ainda mais quando vejo que por algumas vezes, Deus já falou de froma doce.
Mas eu quero trazer a memória, apenas o que me dá esperança.
Mesmo quando parece que só piora, e consequentemente a vontade de ficar longe aumenta, de largar de mão, quando o amor pela pessoa começa a ir quase todo embora, quando dá desgosto, é aí que fica o exercício de fé e de amor.
Mas infelizmente, é a primeira vez que to vendo uma coisa que tá parecendo meio "impossível" com uma pessoa tão querida.

Permaneço (não sei se ainda firme), pela esperança por aqueles que eu sei que tem um valor.
fico ao lado (mesmo que as vezes eu não queira, ou quando dói), pelos bons momentos que por hora ainda sobram e aparecem (e aumentam a esperança) e para ajudar a levantar como manda Deus.
Não desisti, porque Deus não desistiu de mim.
E tenho fé (mesmo que por milhares de vezes ela seja abalada pelo desânimo, e por ainda não conseguir enchergar nada), porque a fé é crer no que ainda, não se pode ver.


Se alguém que tá lendo isso, já "foi e voltou", já conheceu-largou-voltou, me conta como foi e como Deus fez, e se tem alguém que já teve na minha situação e conseguiu contemplar a alegria de ver uma pessoa que parecia impossivel voltar. Por favor, escrevam aqui, isso vai me fortalecer muito e esclarecer muita coisa na minha cabeça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário