quinta-feira, 4 de junho de 2009

A nova moda gospel


A nova moda entre os crentes agora é ser revoltado, pseudo-itelectual, cult, e pseudo-revolucionario. Tá cheio dos crente rebelde sem causa!
É incrível, a maioria dos blogs de cristãos tem se tornado um poço cult de despejo de revoltas e amarguras imaturas. Ser rebelde, ser revoltado agora é hype!
É cool descer a chinela na Ana Paula Valadão, no Silas Malafaia, ou em qualquer outra coisa que aparentar ser "gospel". E quer saber, enchi o saco de tanta mania de adolescente rebelde entre pessoas que já passaram da idade.
O que é moda entre os cristãos agora é ser anti-crente, falar mal de tudo que está dentro do chamado "mundo gospel", essa mania já virou algo tão frequente e na maioria das vezes tão sem nexo, que algumas pessoas sem ao menos conhecer já sai falando mal, ou que já criaram um sistema de aversão a qualquer coisa que aparentar estar dentro desse sistema de "Gospelidades". Preconceito. Pré-conceito.
Eu não sou do tipo que usa camiseta do Smilinguido e escuto Diante do Trono, e também sou do tipo que zoa até a vó se deixar (o que nao me deixa isenta de algumas criticas), mas se tem uma coisa que eu aprendi foi a ter respeito, e respeito é algo que pouco se vê nessa modinha de crentes revoltos.
A moda agora é olho por olho e dente por dente. A uns tempos atrás, alguns crentes "Undergrounds" imploravam por aceitação e inclusão, reclamavam porque suas roupas e gostos não eram aceitos, e hoje, quem discrimina são eles, só que os ditos "Normais".
O que mais me estressa nesse bolo todo, são os pseudo-intelectuais crentes, que disseminam uma sabedoria falsa que jorra dos seus discursos bem formados discriminadores e céticos. Idolatram os famosos teólogos, apegam-se na letra e somente nela, e como já diria um livro chamado biblia, a letra mata, e estes se sentem no direito de tentar aniquilar pentecostais e qualquer um que aparenta não possuir sua "inteligencia divina" ou que não seguem suas dourtrinas frias. Sendo assim, matam a si mesmos, pois matam o corpo. O já esquecido corpo de Cristo!
Estes, na maioria, não pensam por si, mas com o cérebro dos ídolos-teologos-intelectuais, disseminam teorias feitas, não conseguem nem enxergar o quanto são limitados na sua falta de aceitação e na sua bitolação. Cérebros limitados travestidos de intelectualidade.
Acredito que hoje, a Deus é Amor se tornou o novo "Underground".
Eu chego a ficar com dó dos nossos irmãos pentecostais, muitos dos coitadinhos estão exercendo com a maior honestidade aquilo que acreditam, e os que se dizem "supremos" se acham no direito de julga-los devido a casos isolados de profetas falsos e de lideres que tiram o dinheiro de fiéis. Como se dentro das suas congregações tivesse somente pessoas puras. O mais desgosatante é quando se acham no direito de julgar alguem ignorante pelo fato de não serem tão "Letrados" quanto eles, de não terem se apegado tanto a letra, ou por mostrarem o que sabem de uma maneira diferente. Esquecem que ignorancia é a soberba!
E daí se o cara escuita a Ana Paula Valadão? e daí se ele usa camiseta escrito "100% de Jesus"? Isso não é pecado, diria até que é uma questão de estilo de vida que a pessoa adotou, e o que tem de mais nisso? Quanta gente também é bitolada em um estilo musical ou em um jeito de se vestir?
E se o cara tiver pecando por falar de mais, olha pra dentro de você e olha pros seus pecados e vai cuidar deles! Será que você também não fala de mais das suas doutrinas? será que são somente eles? será que você também nao tira conclusoes precipitadas?
Estamos em uma geração onde vemos pastores dando patadas um no outro pelo youtube! E com direito a divisão de times e de torcedores pra rinha.
Hoje o que é legal é apoiar quem é polêmico! Quer polêmica? Vai assistir superpop! Se for pra curtir cara polêmico então vai ser fã do Alexandre Frota, porque ele pelo menos não desce a lenga na igreja e não tenta derrubar congregações inteiras para se auto-proteger!
É incrivel como é fácil ser cool entre essa geraçãozinha precária de rovoltos, é só criar uma teoria conspiratória sem muito nexo ou sair descendo o pau em uma igreja ou pastor, simples! E com essa faceta ridicula, é facil arrebanhar milhares de adimiradores.
Não entendo esse desejo matador de separar o corpo de Cristo. É tão facil entender que o corpo por mais que tenham partes discrepantes, uma depende da outra, por mais que sejam diferentes, uma precisa daoutra, uma faz o que a outra nao faz! E se cada parte fosse auto-suficiente, não precisaria de corpo e sendo assim, não há Cristo!
Só se vê criticas sem intenção de edificação, um tentando passar por cima do outro, um tentando fazer o outro de ridiculo, o que há de bom nisso?
Essa modinha precisa saber o que na verdade é ser IGREJA!
Seria utopia pensar em pentecostais, tadicionais, "alternativos" e calvinistas se respeitando?
Eu poderia citar varias passagens biblicas, mas vai ler as cartas do tio Paulo na biblia!

"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo." (Rom 14:10)

"Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado" (Rom 3:9)





obs: sobre a tirinha ai de cima, a crítica não é a uma pessoa, mas é uma ciritca ao que uma pessoa representa. (posto que, muitas falas dessa pessoa são adimiraveis, e muitas, deploraveis, como todos nós fazemos também. eu sigo o lema: retenha o que é bom seja feliz!)

2 comentários:

  1. Eu preparei uma pregação pra sábado no Manifesto exatamente sobre esse assunto. Também to com o saco cheio da falta de reverência à fé que gerou os próprios ministérios alternativos.

    To cansado de rebeldes sem causa.

    ResponderExcluir
  2. lindo, lindo e lindo
    que sejamos igreja e não um palahaço
    tamo junto!

    ResponderExcluir