sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Comentário sobre o post: RESPEITO DE FACHADA

Foi feito um comentário muito bom no meu post anterior e eu achei super interessante publica-lo aqui, pois complementa perfeitamente meu texto anterior.
O comentário foi feito por uma pessoa que segue meu blog e é estudante de direito.
Identifica-se como Fernandofrv, o acesso ao perfil não é ativado, portanto não pude ver se essa pessoa também possui um blog, caso tenha, escreva nos comentárioss e eu publicarei aqui neste post por um update!)
E muito obrigada pelo excelente comentário!


A OAB, assim como o CRM, CREA etc, são entidades de classe que deveriam servir de exemplo para a sociedade. No entanto, atualmente percebemos que o comportamento que deveria ser a regra passou a ser a exceção. Pessoas honestas cada vez mais são sufocadas pela corrupção e acabam perdendo a coragem e a esperança de lutar contra o abuso de poder. E, para que isso não aconteça, é preciso estar sempre a fiscalizar e a criticar de maneira racional as condutas que se mostram explicitamente erradas, a fim de despertar uma mudança de comportamento nos representantes de uma determinada classe.
Hoje em dia, é muito fácil conseguir um diploma de direito. Com o forte lobby dos cursos jurídicos e o grande número de faculdades privadas, um diploma do curso de direito quase não possui mais valor.
Além do mais, pelo fato de o direito ser, essencialmente, uma ciência interpretavia, quem está no poder tende, infelizmente, a aplicá-lo conforme seus próprios interesses.
Portanto, devemos fazer a nossa parte, apontar as irregularidades e torcer para que pessoas bem intencionadas se disponham a lutar contra esses jogos de interesses.
Para finalizar com uma citação clichê, mas sempre atual, destaco um pensamento do inesquecível jurista Rui Barbosa:

"De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se da justiça e a ter vergonha de ser honesto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário