quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sobre igreja, picaretas, palacetes e bolsa Gucci

Hoje eu estava conversando com um amigo sobre a picaretagem do Edir Macedo, ele até ficou bastante surpreso porque eu realmente não sou do tipo que paga de crente super-revolucionaria revoltada e fico metendo o pau em picaretas gospeis o dia todo. Mas isso até que me inspirou pra escrever sobre isso: Igreja e picaretagem.
Mas antes disso, que fiquem algumas coisas bem claras:
Eu não sou burra, estou cansada de saber o que acontece no mundo e do tanto de filho da mãe que deturpa o conceito de igreja e cristianismo dia após dia. Mas realmente não dou platéia pra isso, deixo isso pra Globo, então considerem essa uma das únicas vezes que vou falar desse assunto, afinal blog de crentinho revoltado é o que mais tem hoje, é moda. Não vejo necessidade em alimentar pecado dos outros, principalmente quando põe a fé de outras pessoas em risco por conta de burrice de homens. Não preciso disso pra mostrar que sou uma "crente inteligente". E independente do nível de picaretagem de muitos por aí, quem sou eu pra falar o que tem no coração do cara? Quem sou eu pra falar que o cara não conhece a Deus? Eu também tenho erros terríveis e não é por isso que eu vou pro inferno! Não quero correr o risco de apredrejar um irmão na fé, alguém que eu deveria amar e não odiar, o cara pode ser o picareta filho da mãe que for mas é meu irmão na fé e cabe a mim ajudar ele a levantar e não chegar o pé pra derrubar mais ainda, eu não quero ser hipócrita de apontar o dedo pro cara por conta de erro e falar que ele não pertence a Deus por causa disso! Fora que tem muita gente que usa os erros da igreja pra justificar os seus, e também não dou corda quando vejo que tem gente que precisa muito mais de conhecer um Deus de amor do que ficar alimentando revoltazinha que só afasta de Deus. Defender pastorzinho pop revoltado que mete o pau nos otros pode né? Falar que prostituta (que eu defendo-as também, fique claro) tem mais comunhão que muita gente na igreja também é modinha e é "cool", agora num tem um pra falar o mesmo de um pastor que é ladrão e tá no mesmo nível de pecado que muita gente por aí, falar mal sem tirar a trava do olho é fácil! Pra jogar pedra tem um monte, pra apresentar o erro e dar a mão pra levantar não tem quase nenhum. Eu sei bem qual o meu papel: amar e levantar. Odiar e derrubar eu deixo pra Globo, pra Veja e pro capeta.

Eu fico é triste de ver uma igreja que tinha um potencial evangelístico enorme como a Universal do Reino de Deus sendo afundada em mentira e roubalheira! Muitos se lembram a alguns anos o tanto que essa igreja já foi forte em evangelismo e a disposição de muitos pra evangelizar até hoje é inspiradora. Eu adimiro aqueles grupinhos de gente da Universal que saia conversando com cada pessoa na rua. Fora que foram uns dos pioneiros no evangelismo via mídia, como o jornal Folha Universal. Aí me vem um picareta que constrói um palacete digno de rei da cocaína com o dinheiro de um monte de fiéis, nos quais muitos até hoje não sabem o verdadeiro significado de ofertar e que acham isso uma obrigação sujeita a penas terríveis caso não seja devidamente realizada. Tá, o Edir Macedo é dono da Record e muita grana vem de lá, mas nem o dono da Playboy tem um castelinho que nem aquele! Pra que essa ostentação, meu caro? Prezado Edir Macedo, tomara que Deus o lembre logo do que você está fazendo com a reputação da sua igreja que poderia estar fazendo muito mais coisa que presta do que ficar manipulando cabeça de membro a enfiar dinheiro no gasofilácio por opressão. Mesmo que pra isso você tenha que passar pela mesma situação dos Srs. Bispos Hernandes! Que aí talvez detrás das grades, Deus te trate e mostre o tanto de vidas que você está destruindo.
"Deus é o caminho e o Edir Macedo é o pedágio" tá complicado né meu camarada?
E falando nos Hernandes, se tem uma igreja que eu sempre adimirei foi a Renascer, o ministério de louvor é um dos melhores que já existiram até hoje, foram um dos primeiros a aceitarem diferentes manifestações dentro da igreja como o underground, artes e afins. Precisava roubar pra comprar bolsa da Gucci e fazer viagens de luxo pelo mundo, minha cara bispa Sônia? Vamo combinar que essa mulher é chiquérrima até detrás das grades (tá aí outra coisa que eu gosto nela! haha), mas não precisava de ser com o dinheiro dos outros e nem do Kaká. Eu acredito sim em um arrependimento por parte deles, afinal, se nós cristãos, não acreditarmos e dermos força, quem vai fazer isso? Eles erraram (feio), pagaram pelo erro, Deus permitiu que eles passassem por essa humilhação toda e eu não vou subestimar o que Deus quis fazer com isso. Espero que tenham se arrependido mesmo e que levantem (literalmente né?) aquela igreja com tudo outra vez!

Bom, não precisa de eu falar mais outras tretas que rolaram dentro da igreja porque todo mundo já sabe e repetir isso é chato e é desnecessário. A questão é, eu vou torcer pra que restaurem-se ou pra que afundem-se?
Eu vou dar a mão pra ajudar a levantar e juntamente levantar vidas que foram pro ralo, ou dar um pontapé e junto com isso alimentar revolta de pessoas que precisam muito mais de conhecerem um Deus de amor de verdade ao invés de aumentarem as iras e incertezas no coração?

Não quero correr o risco de me achar tão boa a ponto de jogar a primeira pedra.

Um comentário:

  1. A PAZ, QUANTA MATURIDADE AMANDA, PELA FÉ, PODE SEGUIR QUE SEU TEXTO ESTRONDOU EM ARES INIMAGINÁVEIS. PARABÉNS MESMO!!!

    ResponderExcluir