quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Razão, Sentimentalismo e Shopenhauer

Tem um tempinho que estou lendo bastante sobre esse cara, detesto quem só fala palavra de autores, mas também é ignorância não reconhece-los as vezes. Até porque quase todo grande autor/filosofo/poeta/blablabla sempre falam alguma porcaria e sempre tem uns que só sabem pensar com cérebro dos outros que caem e acreditam em tudo que autores renomados falam. É uma questão de saber filtrar. Saber ter seu proprio cérebro e raciocinar com ele principalmente.
Gosto de como Schopenhauer aborda a irracionalidade em alguns casos.
Eu sou pouco racional e mil vezes mais sentimental (com todos os riscos inclusos no pacote), talvez por isso que eu goste de certas coisas.
Se bem que ultimamente ando pensando de forma bem mais racional sobre algumas coisas por uma questão de auto-proteção, e até que tem me ajudado, estou aprendendo equilibrar os dois lados do meu cérebro e aprendendo a usar a razão ao meu favor as vezes, porque de saber usar sentimentos e sensações a meu favor, disso eu já sou mestre.

Mas enfim, releiam estes post abaixo e incluam estes dizeres de Arthur Schopenhauer neles, encaixa perfeitamente ;)

"Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os génios, os iluminadores do mundo e os promotores do género humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo."

"Talento é quando um atirador atinge o alvo que os outros não conseguem. Gênio eh quando um atirador atinge o alvo que os outros não vêem."


"Ler quer dizer pensar com uma cabeça alheia,em lugar da própria"

http://goamandago.blogspot.com/2009/08/falsa-inteligencia.html
http://goamandago.blogspot.com/2009/08/burro-de-marca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário