quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Respeito de Fachada

Hoje a noite, saindo de um restaurante com alguns amigos, fui até a Drogasil da Av. Afonso Pena (uma das principais avenidas da minha cidade) e me deparo com uma faixa que me fez soltar um belo palavrão com a boca bem cheia.
Era uma faixa da OAB escrito: "Trânsito...eu respeito. E você?".
Pra começar isso é uma hipocrisia sem tamanho porque todo mundo sabe que principalmente em Uberlândia o que mais tem é filho/parente/esposa de promotores juízes e afins que saem por aí bêbados pelo trânsito, sem carteira, fazendo tudo quanto e tipo de barbeiragens e afins, quando não são os próprios Senhores da falsa boa índole que estão fazendo tais proezas.
Por favor Sra.OAB, menos hipocrisia! No dia que houver pelo menos um controle mínino (já que não dá pra impedir) de tantos infratores protegidos pela lei individual dos que pensam que mandam na lei, pode-se realizar uma ação tão chamativa e de menos falsa moral.
E isso não é só no trânsito não, quem já não se deparou com um ser estudante de direito ou filho de "fulaninho de tal da lei" fazendo horrores em festa, briga e afins achando que tem legalidade pra fazer tudo o que bem entender?
Ainda mais nessa cidade de jeca disfarçado, cheio de narizinho em pé.

Deem o exemplo primeiro meus caros "mandantes da lei"! Quando vocês conseguirem botar ordem na própria casa ou em vocês mesmos, aí podem tentar começar a fazer linha de defensores da sociedade. Tirem a trava do olho primeiro.


Seguindo esse raciocínio de faixas com mensagens "exemplo", vou dar á OAB seis sugestões para suas próximas faixas sobre trânsito:


Deveria ter um ps nessa: se você não respeitar eu te processo!



Isso é o que eu chamo de respeito de fachada!



Sinto lhe informar que sim, "meretíssimo".



Não é todo mundo que além de ser burro de carga abaixa a orelha né?



Desculpa, mas eu não faço Direito!



Se eu responder que sim eu vou presa?


E ainda dizem:
Todos são iguais perante a lei.
Uhum...
No dia que eu ver um parente de "senhor da lei" preso por mais de um mês em Uberlândia, eu acredito.
Se é que alguma infração vai ser resgistrada um dia, né...

EU TENHO DIGNIDADE... E ME RESPEITO. E VOCÊ?


PS: nada é generalizado, mesmo que pouquíssimos, ainda existem pessoas que trabalham/estudam no ramo de direito ou trabalham no ministério público que têm caráter.
PS2: Diploma/faculdade de direito não vêm com cérebro de brinde.

Um comentário:

  1. Amanda,

    Muito bom e pertinente o seu post. A OAB, assim como o CRM, CREA etc, são entidades de classe que deveriam servir de exemplo para a sociedade. No entanto, atualmente percebemos que o comportamento que deveria ser a regra passou a ser a exceção. Pessoas honestas cada vez mais são sufocadas pela corrupção e acabam perdendo a coragem e a esperança de lutar contra o abuso de poder. E, para que isso não aconteça, é preciso estar sempre a fiscalizar e a criticar de maneira racional as condutas que se mostram explicitamente erradas, a fim de despertar uma mudança de comportamento nos representantes de uma determinada classe.
    Hoje em dia, é muito fácil conseguir um diploma de direito. Com o forte lobby dos cursos jurídicos e o grande número de faculdades privadas, um diploma do curso de direito quase não possui mais valor.
    Além do mais, pelo fato de o direito ser, essencialmente, uma ciência interpretavia, quem está no poder tende, infelizmente, a aplicá-lo conforme seus próprios interesses.
    Portanto, devemos fazer a nossa parte, apontar as irregularidades e torcer para que pessoas bem intencionadas se disponham a lutar contra esses jogos de interesses.
    Com certeza a sua formação moral e sua postura crítica influenciam positivamente todas as pessoas que convivem com você.
    Para finalizar com uma citação clichê, mas sempre atual, destaco um pensamento do inesquecível jurista Rui Barbosa:

    "De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se da justiça e a ter vergonha de ser honesto"

    Ps. se animar, depois baixe o cd da Bebel Gilberto chamado "tanto tempo" no www.umquetenha.org . A primeira música é Samba da Benção. Excelente versão e o restante do cd é muitoooo bom.

    ResponderExcluir