quinta-feira, 9 de abril de 2009

Meu curso não é tradicional!

"Você não é o seu trabalho. Você não é o quanto tem no banco. Você não é o conteúdo da sua carteira. Você não é o seu uniforme. Você não é um lindo floco de neve"
(Tyler Durden, Clube da Luta)



Eu optei pela publicidade, porque nela eu desenvolvo o que já sou, eu não me tornei meu curso, eu não sou manipulada por ele, eu não sou usada por ele, eu o uso.
É incrível como até hoje existem pessoas que julgam uma pessoa e seu valor pelo curso que faz. "O cara é um bebado, mimado, bruto, não sabe fazer nada sozinho, não tem caráter, mente, mas faz medicina, portanto, digno de honra".
Em pleno século 21, mesmo depois das revoluções, quebras de paradigmas, pessoas ganhando o mundo pelo seu verdadeiro potencial, ainda existem aqueles que defendem com unhas e dentes que os cursos tradicionais dão mais valor a uma pessoa.
Todos sabemos que quem constrói o mundo hoje é o marketing, um médico sem uma propaganda não é reconhecido, ou você acha que o Dr. Rey 90210 ficou famoso só pela sua formação? O mundo depende dos publicitários, você meu caro psicólogo, não vai chegar muito longe se não mostrar para seus potenciais clientes toda a sua "capacidade", o administrador e o economista vão ter empresas falidas caso não tenham exelentes gerentes e consultores de marketing para colocar a cara da empresa no mundo e construir estrategias de superar a concorrencia, ou você acha que a matemática te ensina isso? Agronomos, advogados, adiministradores, donos de hospitais, diretores, todos precisam dos publicitarios para conseguirem se desenvolver, treinar funcionarios, ganhar dinheiro e aprender tudo que suas faculdades "tradicionais" não ensinam. Quando houve o acidente da TAM, os advogados da empresa recorreram a quem??? Aos publicitarios!! Porque a lei não conseguiu sozinha limpar a imagem do seu cliente, porque imagem vai além dos limites da lei e dos conhecimentos sobre ela. E é isso que sempre acontece nesses casos.
Inteligência não é sinonimo de boas notas e bons cursos e todo mundo sabe disso. Todo mundo também sabe que nos cursos de direito, medicina, psicologia e afins estão muita gente que não tem consciencia de vida, não sabem andar com suas próprias pernas e só sabem raciocinar naquilo que suas matérias escolares mandam! Decorar nomes de autores e "genios" não significa possuir inteligencia. Conseguir falar frases dos outros é fácil, usar palavras, frases e conceitos já construidos também é fácil, difícil é criar! Isso, é pra quem raciocina, pensa além, é criativo.
As maiores empresas e profissionais do mundo se ergueram à base de publicidade, sim, é a alma do negócio. Já tentou contar quantos médicos, advogados e psicologos tem na lista dos mais ricos do mundo? Tenta.
Você acha que Trump, Justus, e afins são o que?
O segredo de "como chegar lá", "como fazer sucesso", "como superar a concorrencia", "como se auto-propagar", está na mão dos publicitários! E sem eles, seu "canudo tradicional" não vai te fazer ir muito longe.
Creio que isso também se deve ao fato que escolas também são negócios (e também, dependentes da publicidade), e que cada vez mais fazem seus alunos de números, manipulando sua mente e suas vidas e condicionando-os a se tornarem robôs programados a estudar, tirarem notas boas, perderem a melhor fase das suas vidas, passar em bons cursos em boas faculdades e ganhar mais números para serem propagados nas suas propagandas de quem aprova mais. Eles te condicionam a pensar que se você não tiver a profissão "tal", você é um nada. Mas em momento algum eles te dizem que tudo o que estão fazendo com sua cabeça é porque dependem da publicidade!
E o mérito do sucesso de muitas empresas e profissonais também se deve á designers, produtores, cineastas e todos os que pensam por você, meu querido tradicional.
Eles têm idéias que você não consegue ter, eles pensam além do que as matérias clássicas te ensinaram, eles conseguem o que você não consegue, eles te fazem crescer, coisa que você não sabe fazer sozinho.
Eu não sou o meu curso, eu apenas faço o que sei, e estou me desenvolvendo no que faço de melhor. Eu não me tornei meu curso, o curso é consequencia do que eu sou.
Diferente de muitos que se "tranformam" no seu curso, no seu trabalho, que acham que sua honra está lá. Você faz porque te falaram que é bom, você faz o que você não é, você faz porque precisa provar pra você e para os outros que é "bom", você se tornou obejeto de ambição, você se tornou algo que você não é. Você queria desenhar, mas agora só faz cirurgias, você trocou sua personalidade por algo que te manipularam a ser.
Então pense muito bem antes de julgar alguém pelo curso.
Cuidado para não subestimar quem pensa por você.
Boas idéias movem o mundo.




ps: nada é generalizado.

Um comentário:

  1. Ahhh tah...
    gostei do "nada é generalizado..."
    ja ia pegar uma discussao pra area de psicologia.... na Realidade o Mundo, as profissoes dependem da psicologia pra viverem heheheeh

    ResponderExcluir