domingo, 12 de julho de 2009

Agradar a Deus

Mais uma resenha de uma pregação do Mauricio Calhau, hehe!


Se pudessemos dividir a vida cristã em 3 partes, dividiramos em porta, caminho e alvo.
A porta é quando decidimos aceitar a Cristo como único Senhor e salvador das nossas vidas. O caminho é a jornada, a caminhada até o alvo. O alvo, segundo a bíblia é alcansar a estatura do varão perfeito que é Cristo.

"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4:13)

Durante o caminho até o alvo, é onde muitas vezes a coisa complica.
O caminho é feito de constantes lutas, renúncias, esforços, resistência, e perseverança. E conforme você vai se aperfeiçoando, mais esforços e mais lutas são exigidos. Um exemplo didático pra isso, é quando estamos de carro subindo uma ladeira, o carro pede cada vez mais força conforme ele mais sobe. Assim é com a nossa caminhada com Deus até o nosso alvo. As vezes nos confortamos na idéia de que é impossível chegar a essa estatura, mas esse é nosso alvo e ponto final! E Deus não ia colocar isso como alvo a toa. É possível, se quisermos de fato.

Muitas vezes não queremos nos esforçar o suficiente, principalmente em relação ao pecado e em ser agradáveis a Deus. Vivemos em uma constante luta:
carne X espírito
agradar a Deus X agradar o homem

"1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rom 12)


Infelizmente, muita gente tem esquecido e ignorado a importância de agradar a Deus!
E sim, Deus se importa com o que fazemos!! Ele sente, ele se entristece e ele sente ciúmes. Deus é conosco da mesma forma que é um marido que ama sua noiva. O Esírito que há em nós sofre sim quando pecamos contra ele. E muita gente tem esquecido isso, e até mesmo deixando de se importar com isso dizendo que ele não liga! Ele ama, ele liga sim. Ou por acaso ele seria frio de não dar a mínima aos erros de quem ele ama? Você não se importa quando alguém que você ama te trai ou faz coisas que você não gosta? Realmente o que fazemos ou não não diminui o poder e o propósito dele nas nossas vidas, se ele quiser que sejamos alguma coisa vamos ser e ponto final, não interfere, pode até atrasar, mas não afeta no poder dele. Ele realmente se importa primeiramente com a nossa consciencia porque é através dela que vem as atitudes que agradam a DEUS, através da consciencia de quem ele é e do nosso objetivo, passamos a lutar para que o alcansemos. Mas se pecamos, se erramos, ele se importa, se preoupa e se entristece. E se não estamos dando a mínima pra isso, talvez não tenhamos consicencia o suficiente, porque se de fato conhecessemos a Deus intímamente, não iriramos querer entristece-lo tanto, e se conhecessemos de verdade, pararíamos de arrumar desculpa pra pecar e começariamos a lutar e esforçar para chegar ao alvo da estatura perfeita que agrada a Deus!

"Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (Tg 4:5)

O caso é que muitas vezes não temos nos empenhado o suficiente para agradar a Deus.
Quando estamos apaixonados em alguém, fazemos de tudo para agradar a pessoa, ficamos mais bonitos, compramos presentes, nos comportamos bem, elogiamos, com Deus é a mesma coisa! Muitas vezes nossas atitudes não têm honrado a Deus.

Estamos tendo dignidade durante nossa caminhada com Deus?
Nossas atitudes, caminhos, escolhas e decisões têm honrado a Deus?

"Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor." (Ef 5:17)

Devemos mover nossa vontade na direçao de agradar a Deus.


"como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?" (Gen 39:9)


Essas palavras são de José, um exemplo claro de vida agradável a Deus.
Passou por uma grande tentação e foi aprovado.
José não tava na melhor situação, ele tava humilhado, abandonado asté pela família, injustiçado, traído, em uma condição de escravo, e quando a boazuda da mulher do chefe dele chegou lá doidinha pra dar uns pegas nele, ele simplesmente rejeitou porque não queria desagradar a Deus! Ele sabia do amor de Deus para com ele, mesmo estando na situação dificil que ele estava, ele sabia quem era Deus! ele tinha essa consciencia e ele sabia que era muita sacanagem e maldade esntristecer quem amava tanto a ele! E não foi só uma luta contra a carne dele em um momento que ele estava bastante fragilizado, mas se ele também não fizesse aquilo ele ia em cana! E foi...
Preferiu passar o resto da vida na pior condiçao de sobrevivência do que entristecer ao Deus que ele amava tanto e que amava tanto a ele. Mesmo diante da ameaça e de uma tentação enorme, ele conhecia e reconhecia o seu alvo e acima de tudo, ele amava a Deus verdadeiramente e de todo o coração!

"8 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
9 (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
10 Aprovando o que é agradável ao Senhor.
11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
12 Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
13 Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
14 Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." (Ef 5)


Aí vem uns que dizem: "eu tenho hormonios, eu sou humano, minha carne pede e eu não dou conta!" "mas eu sinto, eu tenho sentimentos, não dá pra lutar contra o coração", dá sim! Os nossos desejos e vontades humanas são passageiros e o nosso coração e sentimentos nos traem. Olha pra José e para outros muitos exemplos tanto dentro quanto foras da bíblia e vai ver que é possível sim! O que falta é perseverança, há um falta de vontade. É luta mesmo, é renúncia! Várias vezes não nos esforçamos tanto e temos nos entregado muito facilmente ao pecado. As vezes há mais esforço para agradar o mundo e as pessoas do mundo do que a Deus!
Dá sim para optar por ser agradável a Quem nos ama de verdade! Dá sim para renunciar muitas coisas e tomar decisões certas. Peça a Deus para te moldar, mudar suas vontades, tirar de você o que não presta e te tira do foco, e claro, tenha a atitude de se afastar do que te tenta ao invés de alimentar.

Suas decisões estão sendo baseadas no que você sente ou no que você crê?

O pecado nos estaciona no meio da caminhada, freia, nos faz repensar, desanimar, apaga aquela empolgação e ânimo com Deus, apaga a chama, esfria. Conforme vamos negociando nossos príncipios e pecando, vamos esfriando essa vontade, apagando essa chama, até que Deus passa a não ter tanta importância mais.

A consciencia de quem Deus é de verdade e do alvo produz as boas opções, temor, decisões, ações e vontade de agradar a Deus. Se não está tendo nada disso, se você não está fazendo questão de nada disso, ou você nunca teve uma consciencia verdadeira de quem Deus é de fato, ou porque a chama está apagando e você se esfriou. Está saindo do foco.

"Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade" (Heb 12:28)

Se esse caminho está difícil, lembre que você não foi o único a passar por dificuldades na caminhada! Lembre-se de José, de Paulo (que lamentava com dor sua condição de pecador, e não com justificativas), pessoas que passaram pela mesma situação (ou até mesmo bem pior!) e foram aprovados.

É... não é fácil não, a resistência têm que ser forte!
Se for para agradar a Deus, resista até o sangue. Se há pouco esforço, não é vontade verdadeira de agradar a Deus.

"Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado." (Heb 12:4)


Leituras sobre o assunto em:

Hebreus 12
http://bibliaonline.com.br/acf/hb/12

Genesis 39:1-12 (História da tentação de José)
http://bibliaonline.com.br/acf/gn/39

Tiago 4
http://bibliaonline.com.br/acf/tg/4/5+

Efésios 5:1-20
http://bibliaonline.com.br/acf/ef/5/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário