sábado, 11 de julho de 2009

Young Money


Hoje eu estava conversando com alguns amigos sobre nada mais, nada menos que dinheiro.

Uma reflexão sobre jovens investidores, ou não.

O mundo teria mais pessoas ricas se as pessoas não se encantassem tanto com o dinheiro.
Hoje em dia temos muitas pessoas novas, bem novas mesmo entrando no mercado de trabalho, e isso é excelente, mas o grande problema disso é: geralmente pessoas novas se encantam mais fácil com dinheiro e com status.
A maioria não sabe adiministrar dinheiro. Recebe a grana e já sai gastando todo final de semana em baladinhas caras, bebidas caras, roupas caras, e outros objetos de ostentação. A sensação de "estar crescendo" em alguns produz um desejo de mostrar isso ao mundo. São fatores sociais, culturais, financeiros e hormonais!
As aspirações de vida de uma pessoa mais nova na maioria das vezes são fúteis e não são investimentos duráveis. Lembro quando estudei na faculdade sobre investimentos em bens duráveis e não duráveis, e o que se vê entre estes são coisas que de fato, não são um bom investimento, em visão de futuro.
Acaba que quando passa essa fase inicial de começar a ter status e o próprio dinheiro, a pessoa vê o quanto gastou a toa e o quanto poderia ter aproveitado melhor o que ganhou. Já escutei vários casos desses.
A pessoa "quebra" financeiramente entre os 20 e 30 anos! É o que mais se vê hoje.
Entre 10 pessoas que entraram no mercado de trabalho cedo, umas 2 conseguem administrar o dinheiro e aplicar em bons investimentos, geralmente estes se tornam os ricos de fato!
Não adianta colocar muito dinheiro na mão de um mau-adiministrador. Vai acabar.
A nessessidade de uma pessoa entre 16 e 22 anos costumam ser bastante fúteis e que giram em torno de ostentação passageira. Contar que foi em tal lugar, que viajou pra tal lugar, que usa tal roupa e bebe tal bebida. Só que esse tipo de "vantagem" também é algo que só tem valor para as pessoas também nessa mesma faixa etária, aí com o passar dos anos, vem a perda de valor excessivo sobre essas coisas e automaticamente, o arrependimento.
É por este motivo que os "novos ricos" (e dessa vez a palavra "novos" nao se refere a idade) acabam falindo bem mais fácil. Pelo excesso de encanto.
O dinheiro se torna um brinquedo para algumas pessoas.
Outra grande falha é a obsessão e o excesso de ambição que uma hora ou outra, nos passa a perna. Ter uma ambição de vida é sim uma coisa boa, mas com limites. Quando a pessoa fala demais no assunto, seja desde faculdade até coisas metriais, é sinal que ela não é uma pessoa controlada e que talvez seus impulsos e excesso de ambição podem passar na frente do seu objetivo final.
Algumas dicas pra quem quer ser um bom investidor é controlar o que ganha e dividir os gastos. Separar uma quantia para baladas, pra roupas e afins e outa parte para investir em alguma coisa durável. Anotar os gastos para facilitar o controle também ajuda!
Adiministrar grana é uma coisa muito fácil, em teoria. Ficar rico também é muito fácil, em teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário