terça-feira, 7 de julho de 2009

Temor

"O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança." (Sl 25:14)

Tinha tempos que eu não pegaga uma caneta e anotava tudo que o pastor falava! Hoje em uma reunião na igreja, o Pr.Mauricio deu uma palavra muito boa, que traduziu de forma clara o que eu estava incomodada a muito tempo e que falta pra muitos de nós.

Muitos perderam o temor a Deus. Não sei se foi devido as tranformações e libertinagens do mundo, mas hoje em dia, o temor a Deus já quase não existe.
Na biblia já diz que a porta é estreita mesmo, mas muita gente quer alargar a porta estreita, deixar ela mais fácil e cômoda de passar.

"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mat 7:14)

Não estão vivendo de forma digna, não estão tendo dignidade para cumprir a vocação pela qual fomos chamados.

É incrível como tem gente que fica mais chateado porque o seu time de futebol perdeu do que com o seu pecado, fica mais constrangido se faz algo errado no trabalho do que com o seu pecado. Onde está o temor? Pra muita gente o pecado já nem entristece o coração mais, já nem constrange mais...
Muitos estão vivendo para si mesmos e em função do seu próprio umbigo e desejos, se confortando na ilusão de que Deus é bobo. Sim, subestimam o poder de Deus.
O temor se esfirou, tudo "normalizou", normalizam até mesmo os "pecadinhos" que consideram pequenos ou comuns. Foram contaminados pelo mundo e se corromperam junto á ele.

"Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." (1 Cor 9:27)

Não há mais um verdadeiro amor a Deus. O amor não é genuíno pois nele não há honra. Não honram a Deus. E que amor é esse então?

Sansão foi um exemplo claro disso, começou a pecar aos poucos, e um erro sempre pede outro, um abismo puxa o outro sutilmente. Ele foi perdendo o temor a Deus, algumas vezes avisaram a ele que ele estava se afundando, mas para ele estava tudo normal. Ele começou a esquecer da sua consagração e do motivo real para o qual ele foi chamado. Sansão foi consagrado a Deus desde o seu nascimento, viu maravilhas sendo operadas por Deus a vida toda, sempre foi usado e honrado por Ele, sempre foi dedicado e temente ao Senhor, então como ele pode ter chegado a esse ponto?
Ele foi sutilmente caindo de pouco em pouco, foi passando dos limites, quebrando e negociando seus princípios e valores.

Ele achava que estava tudo bem pois não estava acontecendo nada de mal a ele por causa dos seus erros, ele nunca havia sido castigado por nada, nunca sofrera consequencias de nada, as vezes ele até tentava "compensar" seus erros e ficava tudo limpo (isso ao ver dele), ele ainda era usado muitas vezes, errava ficava numa boa porque não acontecia nada com ele, vencia batalhas ainda, recebia vitórias constantemente, tinha status, ... só que ele não percebeu que não estava mais em consagração. Achando que tava tudo bem, ele se afastou da presença de Deus. O Espirito Santo que estava na vida dele ficou ofuscado e sufocado no meio da sujeira. Ele nem se importava mais com o seus pecados, fazia consciente e nao dava a mínima, talvez até pensava "será que Deus se importa com isso mesmo?", porque ao ver dele tudo estava bem de mais, e ele não estava se sentindo mal por nada, a casca já tava grossa, a sujeita já era muita.

E nessa de se ser tomado pelo pecado e achar que tava tudo lindo, a presença de Deus se afastou dele, a chama apagou, e quando é assim, a voz do Espírito Santo fica mais baixa, a pessoa vai parando de ouvir, sentir e ser incomodado com a presença Dele.

Ele nem percebeu que Deus não estava mais com ele. Ele nem percebeu que a presença de Deus tinha se afastado dele.

"Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele." (Juizes 16:20)

Dessa forma ele ficou totalmente vulnerável a ataques e enganos do inimigo, aí a estratégia do inimigo começou a vigorar mais e mais. Veio a tentação (por meio de Dalila e sua sedução e através do poder e status que lhe foi oferecido), só que mais uma vez ele achou que poderia entrar de cara no erro que ia ficar tudo bem, mas não ficou. Ele não estava mais cheio do Espírito Santo que o fortalecia e caiu. Foi quando ele caiu na armadilha da tentação, e sofreu por isso, vieram as consequencias, ele foi humilhado, e não havia mais uma força verdadeira que o salvasse e o fortalecesse. Foi nessa hora que ele se arrependeu, lembrou-se de quem ele era e para que ele havia sido chamado e nessa hora o Espiríto Santo voltou a ser forte na vida dele.

Quantas vezes nós temos tentado fazer Deus de bobo?
Quantas vezes nós não temos amado e honrado a Deus?
Estamos vivendo uma vida digna para cumprir o propósito pelo qual fomos chamados?
Estamos tento dignidade?

O que precisa-se hoje é a restauração do temor a Deus.
Começar a ter mais momentos íntimos, experiencias com Ele, para conehcermos de fato que ele é!
O conhecimento gera a fé e a fé gera as obras e ações, se não está tendo ações então com certeza houve um desfalque ou na fé ou no conhecimento! Ou a fé enfraqueceu ou não houve um conhecimento genuino. A fé sem obras, atitudes e açoes é morta. A obra sozinha é inútil. Mas a obra de verdade é consequencia da fé adquirida pelo conehcimento de quem Deus é.

Se outras coisas banais e passageiras estão te constrangendo ou chateando mais do que seus pecados, há alguma coisa errada.
Falta de temor.

1 Pedro 1
"14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais;"


*História de Sansão em Juízes 13 a 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário