segunda-feira, 6 de julho de 2009

Se houvesse uma Lacuna Inc.


"Feliz é a inocente vestal!
Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida.
Brilho eterno de uma mente sem lembranças
Toda prece é ouvida, toda graça se alcança"
(Alexander Pope)


Muita gente diz que não apagaria nada na vida, que tudo foi aprendizado, que não se arrepende de nada.
Eu penso diferente.
Eu realmente gostaria de apagar vários capítulos da minha vida. E me arrependo sim de muita coisa, acho covardia quem diz que não se arrepende de nada, isso pra mim é disfarce. Arrependimento é coragem, é ver que errou, assumir o erro, e como consertar algo que não reconhece-se erro? Não tem porque reparar algo que não está quebrado, certo?
Também tem aqueles que quando erram ou sofrem consequencias de erros jogam a culpa em tudo e em todos, menos em si mesmos, isso não é arrependimento! Isso talvez seja uma das coisas que mais esteja me incomodando nesses dias, talvez porque eu já tenha feito isso e vi o tanto que é ignorância, e hoje quando eu vejo outros fazendo eu acho terrível! Mas eu também quero apagar esse tipo de incômodo (principalmente quando eu viro um alvo de culpa), estou aprendendo a relevar esse tipo de coisa.
Eu já acho que errei muito.
E tem horas que eu realmente penso que se existisse uma Lacuna Inc. (clínica que apaga pessoas da memória) como em Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, eu encararia.
Ultimamente eu ando relutando muito contra mágoas, aturando muita coisa chata, ficando calada quando eu sinto que tenho que me defender, pedindo perdão quando eu também mereia escutar um pedido de desculpas, alguns desaforos, e estou fazendo de tudo pra não deixar rancores em mim e não deixar que nada de amargura penetre no meu coração, e isso não é nem um pouco fácil! Além de afetar a honra e o orgulho, claro.
Aí que eu penso que se houvesse como apagar de vez, eu eliminaria todos estes processos. Até que eu ando bem relevante com algumas coisas e bem menos chateada do que eu ficaria em outras épocas. Não to guardando mágoas com facilidade, aliás, hoje em dia eu não guardo mágoas de ninguém, graças a Deus.
A gente tenta, mas nem sempre tem quem valoriza, mas acaba que sempre tem alguem por aí que reconhece. A gente se esforça e derrepente dá errado, e aí o que fazer?
Será que seria melhor mesmo se eu nunca tivesse conhecido algumas pessoas ou me deparado com algumas situações?
As vezes eu até gostaria de bater a cabeça num poste e ter uma aminésia. Esquecer tudo que eu já fiz, e inocentemente, viver como se eu não tivesse feito nada errado, como se algumas pessoas nunca tivessem existido. Até que não seria ruim.
Sei lá, já me desgastei tanto com algumas coisas que hoje eu só quero apagar, deletar coisas que eu com minhas tentativas humanas não apago, e só consigo apagar se vier junto no pacote uma série de "pés atrás" e algumas mágoas, assim parece que é até pior, parece que não apaga de fato. E o que eu quero agora é eliminar (com todo o peso da palavra), muita coisa da minha vida.
Ficaria apenas o medo de ir embora as lições e as boas experiencias junto, mas valeria a pena? Será que eu já não estou aos poucos mandando isso tudo embora sem precisar de uma Lacuna Inc.?
O que significa eu pensar que eu realmente gostaria de ter uma total aminésia? Arrependimento, decepção, desistencia, covardia, coragem, fraqueza ou cansaço?
O que vale a pena esquecer e o que vale a pena lembrar?


Já nem sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário