quarta-feira, 22 de julho de 2009

A farsa da Independência Espiritual

Dizer que "em Deus, eu acredito" não é só uma simples frase de dollar.
Eu nasci em um "berço cristão", e fé sempre foi algo que andou lado a lado comigo durante toda a minha vida. Sempre tive experiencias que foram fortes o suficiente para me convercer da veracidade do que eu optei seguir e acreditar.

Eu sempre me interessei muito por essa coisa de "Deus", desde criança.
Minha mãe era da equipe da madrugada de uma extinta igreja que funcionava 24hs no centro da cidade e as vezes eu tinha que dormir lá, isso pra mim era uma alegria, eu adorava participar daquelas vigílias durante a madrugada, eu via alguns drogados, mendigos e afins entrando lá, os obreiros conversando com eles e eu tinha vontade de fazer aquilo também. Durante o culto, eu também queria contar meus testemunhos no altar, e as vezes eu conseguia! Tudo isso sempre me atraiu, a fé sempre foi parte da minha vida, não por cultura ou por religião, mas é algo que vivenciei e vi que é real.
Muita coisa que pessoas da minha idade estão aprendendo sobre cristianismo hoje já é batido pra mim, são coisas que eu aprendi com 10 anos de idade! Essa coisa de "já vi de tudo", "já aprendi tudo" não é tão bom assim...

Por achar que eu sei de mais, as vezes me esqueço de lembrar de verdade de coisas que eu de fato sei, mas que na hora "H" eu não aplico, exercícios de fé bastante complicados. Durante muito tempo isso gerou em mim uma certa "independência", por achar que sabia de mais, eu não tirava dúvidas, porque para mim eu já sabia de tudo o que eu perguntaria, e talvez realmente sabia, mas em algumas situações, lembrar disso e fazer com que aquilo de fato se aplique é muito difícil.

Nesse ano, eu quebrei muito disso na minha vida, vi que preciso de pessoas ao meu lado e preciso me lembrar constantemente do que me dá esperança, preciso sim de pessoas pra me fortalecer, preciso sim de alguém que eu vá confiar e confessar meus erros e dificuldades, preciso sim de ser aconselhada.
Deus colocou muitos amigos ao meu lado para me manter de pé, pra me lembrar de algumas coisas que eu sozinha não me lembro. Gente pra me reanimar e para puxar minhas rédeas quando eu estou errada.

Sinceramente, se eu não quebrasse minha independencia espiritual, eu não sei como eu estaria hoje. Se eu não assumisse minha fraqueza e ignorância e clamasse por ajuda, eu temo o que poderia ter acontecido comigo. Não haveriam tarjas pretas que me sustentassem como meus amigos/irmãos na fé me sustentaram, e sustentam!

Consequentemente, com isso veio uma quebra de ego e orgulho grande em mim, começei a criticar menos algumas coisas, fiquei mais flexível e mais sensível a voz de Deus, que também é manifesta através da voz dos meus amigos e líderes.

Vi que meus planos sempre vão ficar maiores (e melhores) se somado aos planos de outros que compartilham do mesmo propósito. Talvez meu cérebro não seja o único privilegiado do mundo.

Hoje, eu vejo que não sou auto-suficiente, nem um pouco, e me sinto muito mais aliviada, sem a carga de aguentar tudo sozinha, tenho pessoas com quem dividir, tenho dúvidas a serem esclarecidas e uma mente mais livre e tranquila.

Eu quebrei minha independência espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário